Bendita segurança

"Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura." (Heb. 10:22)

A melodia do conhecido hino "Bendita segurança" foi escrita pela Sra. Phoebe Knapp, esposa de Joseph Knapp, presidente de uma companhia de seguros. Um dia, Knapp convidou a compositora Fanny Crosby para que fosse à sua casa, a fim de ouvir uma nova melodia que havia composto.

Knapp sentou-se ao piano e começou a tocar. No final, perguntou a opinião de Crosby sobre a melodia. Crosby respondeu: "Sra. Knapp, o seu esposo é especializado em seguro de vida. O meu Pai celestial é especializado em segurança. Esta melodia me sugere o seguinte: ‘Que segurança, sou de Jesus.’"

"Segurança" significa confiança interior; a sensação de estar seguro. Também implica um senso de pertencer e de ser aceito. Em Cristo, somos aceitos como filhos de Deus; temos confiança absoluta de que nosso pecado é perdoado, a culpa desaparece e o dom da vida eterna é nosso.

O livro aos Hebreus revela que, como filhos de Deus, podemos ter "até ao fim... plena certeza da esperança" e a "plena certeza de fé". Heb. 6:11; 10:22. Não é a vontade de Deus que Seus filhos vivam na incerteza. O plano de salvação oferece muito mais do que uma nervosa ansiedade pela salvação. Deus deseja que estejamos cheios de segurança.

Satanás fica irritado quando um filho de Deus aceita a Cristo pela fé e recebe a certeza do perdão e do livramento da culpa, ele "deseja arrebatar do coração toda centelha de esperança e todo raio de luz; mas você não deve permitir-lhe fazer isso. Não dê ouvidos ao tentador, mas diga: ‘Jesus morreu para que eu pudesse viver. Ele me ama e não quer que eu pereça. Tenho um amoroso Pai celeste. Embora eu tenha abusado de Seu amor e desprezado as bênçãos que me deu, vou me levantar, procurar meu Pai...’" – Caminho a Cristo, pág. 48.

Na parábola do filho pródigo, o pai o aceita de volta. Com o anel do pai, o filho recebe a segurança do amor do pai. Assim, também encontramos amor, aceitação e perdão no coração de Deus. Que bendita segurança!