Como Cresce o seu Jardim?


“Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Romanos 8:25).

“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça” (Filipenses 4:6).

Tema: Esperando o nosso Deus com paciência.

Objetos: Pacotes de sementes.

Ao se aproximar a primavera, devemos começar a pensar sobre o que vamos semear em nossos pomares e jardins. Como vêem, tenho comigo alguns pacotes de sementes. Quantos de vocês já plantaram sementes em um jardim ou pomar?

Ainda me lembro do primeiro jardim que semeei. Eu tinha a mesma idade de alguns de vocês. Fui até os fundos da minha casa e encontrei um lugar que achei perfeito para fazer um lindo canteiro. Peguei uma enxada, uma pá e um rastelo e preparei a terra para plantar as sementes. Fiz uns buracos com o meu dedo, como via meu pai fazendo quando estava plantando em nosso jardim, coloquei as sementes e cobri com terra. Depois de semear todas as sementes, reguei o meu jardim e fui para dentro de casa. Voltei na manhã seguinte, mas não havia nascido nada, assim, reguei de novo. No dia seguinte, voltei outra vez para ver o meu jardim. Não havia nada, outra vez! Por fim, cansei e deixei de regá-lo. Não cresceu nada no meu jardim! Como vocês podem notar, paciência não era uma das minhas qualidades.

Pensando bem, acho que continuo impaciente ainda. Às vezes, vejo alguma coisa boa para comprar, em anúncios nos jornais ou na televisão. Os anunciantes dizem mais ou menos assim: “O melhor livro do ano por somente R$19,99. Ligue grátis! Aceitamos cartões de crédito!” Quando estou quase fazendo o pedido, ouço o recado: “Demora de 6 a 8 semanas para chegar.” O que estão dizendo? De maneira nenhuma! Não quero mais! Guardo o meu cartão de crédito e não compro. Não posso esperar 6 a 8 semanas. Eu quero agora! E é assim que normalmente pensamos. Queremos tudo para o momento.

Muitas vezes, tratamos o nosso Deus da mesma forma. Oramos a Ele para que faça alguma coisa que desejamos muito em nossa vida e esperamos que ao nos levantarmos no dia seguinte já esteja feito. E se o Senhor não o faz em dois ou três dias, damo-nos por vencidos, pensando que Ele não fará nada. A Bíblia diz que, se desejamos alguma coisa que não temos, devemos esperar pacientemente. Diz ainda que não devemos nos preocupar com nada, senão que peçamos a Deus, dando-Lhe graças de todo coração. Nosso Deus sempre irá fazer o que é melhor para nós e no momento adequado. Oremos a Ele pedindo que nos ajude a sermos pacientes enquanto esperamos a Sua resposta.

Querido Jesus, dá-nos paciência para esperar quando Te pedimos algo. Ajuda-nos a lembrar que Tu farás o que é melhor para nós e no momento mais adequado.

NOTA: Ponha várias sementes de feijão em saquinhos plásticos do tipo zip-lock, à venda nos supermercados, juntamente com um papel-toalha ou pedaços de algodão umedecidos, e feche o saquinho. Permita que as crianças os levem para a casa. Oriente-as a colarem na janela com fita adesiva. Deverão observar as sementes todos os dias, assegurando-se de manter o algodão ou papel-toalha sempre úmidos. Depois de cinco a oito dias, algumas sementes começarão a germinar. As crianças poderão transplantá-las para um vaso e vê-las crescerem normalmente. O que acontece se algumas sementes não germinam?

Esta será uma boa oportunidade para ensinar às crianças que Deus nem sempre dá tudo o que pedimos, mas sempre dá o que é melhor para nós.