Pedro Abacaxi


“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (I Samuel 16:7).

Recursos Visuais e Preparo Necessário: Um abacaxi inteiro, pedaços de abacaxi com açúcar, tigela para servir, alguns palitos de dente e alguém para servir, que esteja usando luvas grossas de trabalho. Também serão necessárias as partes do “Sr. Cabeça de Batata” ou algo parecido.

(O objetivo desta lição é pegar algo feio por fora e mostrar que pode ser belo por dentro. Usando os pedaços do “Sr. Cabeça de Batata”, o apresentador transforma o abacaxi, acrescentando olhos, boca, nariz, orelhas, etc., em uma pessoa chamada Pedro Abacaxi. Para que a apresentação prossiga sem empecilhos constrangedores, é melhor montar todos os itens em casa e então desmontá-los um pouco antes de fazer a apresentação para as crianças. Isso deixará os buracos já feitos, prontos para recolocar as partes, sem qualquer dificuldade, na hora da apresentação.)


“Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: ‘Com certeza é este que o Senhor quer ungir’. O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’” (I Samuel 16:6, 7).

Crianças, hoje trouxe comigo alguém que gostaria que vocês conhecessem (para dar um ar dramático, peça ao seu assistente para usar luvas grossas de proteção ao retirar o abacaxi de uma sacola e apresentá-lo aos alunos sobre um prato para conter o suco).

Este é o Pedro Abacaxi. Ele é novo aqui no bairro. Em primeiro lugar, acho que já notaram a sua aparência. E vejam... Parece que o cabelo do Pedro está péssimo hoje!

(Coloque o pequeno chapéu no abacaxi, enquanto comenta a respeito de como o cabelo dele está despenteado. Usando sua imaginação e avaliando as respostas das crianças, continue colocando os olhos, o nariz, a boca e as orelhas. Você pode comentar que a aparência física do Pedro Abacaxi não é realmente muito atraente. A lição a ser transmitida é que não devemos julgar as pessoas por sua aparência exterior. A Escritura diz que o homem vê a aparência exterior, mas Deus vê o coração, o que está no interior.)

Peça para seu assistente trazer a tigela com o abacaxi cortado e comece a passá-la perto das crianças para que sintam o aroma delicioso que exala do abacaxi, mas não o ofereça para comerem. Enquanto a tigela é passada pelos alunos, diga-lhes que o abacaxi tem um cheiro muito bom. Não pergunte a opinião das crianças, pois certamente haverá alguma que não gosta de abacaxi.

Conclua sua apresentação voltando a atenção das crianças para o Pedro Abacaxi e enfatize que o cristão não deveria julgar as pessoas por sua aparência exterior. O interior é o que importa. Depois da reunião, coloque a tigela com os pedaços de abacaxi sobre a mesa e dê um palito para cada criança para que todas possam servir-se de um pedaço e saborear a fruta.