A Maçaneta de Satanás


“Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o Eterno e não faça nada que seja errado” (Provérbios 3:5-7, BLH).

Recursos Visuais: Uma maçaneta redonda, pintada de branco.

(Esta história trata de uma abstração que as crianças menores não entenderão. É uma comparação que associa a maçaneta à tentação do inimigo.)

Você pode facilmente enganar uma galinha se fizer algo que ela não perceba. Apenas coloque uma maçaneta redonda e branca em seu ninho e ela porá um ovo ao lado da maçaneta. Esse é um truque bem antigo, utilizado pelos fazendeiros para fazer com que as galinhas continuem botando. O fazendeiro coloca um ovo de porcelana no ninho ou simplesmente uma maçaneta branca em forma de bola. Um fazendeiro que conheci também usava o truque das maçanetas. O ovo falso faz com que a galinha sinta que tem de pôr outro ovo para fazer companhia ao ovo “maçaneta”.

Como vimos, as galinhas agem apenas pelo instinto e não com a inteligência. Algumas delas foram ensinadas a ter alguns hábitos simples, como pegar cada quinto grão em uma fileira de grãos de milho, mas, quando foi colocada uma cerca com uma abertura no final, entre as galinhas e os grãos de milho, elas não foram suficientemente inteligentes para atravessar a cerca. Não surpreende que pensem que uma maçaneta branca seja um ovo!

Contudo, mesmo para nós que fazemos o uso da razão e temos um grau de inteligência milhares de vezes superior ao das galinhas, Satanás também tem suas “maçanetas” para nos enganar. Ele tem uma forma de insinuar pensamentos em nossa mente que nos levarão a ter problemas. As “maçanetas” de Satanás parecem muito evidentes... depois que as “mergulhamos na água quente”, ou seja, depois que refletimos sobre elas e seus resultados.

Por exemplo, você roubaria dinheiro de um amigo? Uma pessoa que eu conheço viu sobre a mesa R$ 20,00 que pertencia a outro aluno. Ela nem mesmo precisava de dinheiro, mas não refletiu sobre o que estava para fazer; não resistiu e pegou essa “maçaneta” de Satanás.

Ela roubou o dinheiro de seu amigo, mas foi descoberta no mesmo dia e teve de confessar o roubo. O preço que essa pessoa pagou por pegar o dinheiro do amigo foi que, além de perder o amigo, teve a reputação de ladra e uma semana de suspensão das aulas.

Outra “maçaneta” de Satanás é o fumo. Ele pode estar na forma de cigarro, charuto ou mesmo para mascar. Qualquer que seja a forma, contém um veneno mortal chamado nicotina que, com o passar do tempo, leva a pessoa à morte. Satanás deixa essas “maçanetas” nos lugares onde podem ser encontradas facilmente e então tenta você a pegá-las e prová-las. Esta é uma armadilha mortal. Não caia nessa!

Satanás tem “maçanetas” em todos os lugares e está apenas esperando que você pegue nelas. Quer seja roubar, beber, fumar ou usar drogas, ou em qualquer coisa que esteja sendo tentado, lembre-se de que a coisa mais inteligente a ser feita é perguntar-se a si mesmo: O QUE JESUS FARIA? Ao responder a essa pergunta, você sempre saberá o que fazer da próxima vez que estiver para colocar a mão em uma das “maçanetas” de Satanás.