Tudo depende de Como Você Vê


“Aborrecei o mal e amai o bem...” (Amós 5:15).

Recurso Visual: Recorte a silhueta de um pássaro, conforme desenho abaixo.


Como Deus criou os animais com meios de se protegerem? Há três formas: (1) lutar; (2) correr; (3) esconder-se.

(Incentive as crianças a mencionarem as armas de defesa como, por exemplo, dentes caninos, garras afiadas, cascos e chifres. Depois vem a velocidade para fugir – como no caso das corças e outros animais que podem correr ou voar rapidamente. E então temos o esquema de esconder-se – os animais que têm camuflagem, como o veado pequeno, que deita imóvel até que o perigo tenha passado, ou como um inseto que fica absolutamente imóvel e muitos se parecem até com um galho fino para que o predador não o veja.)

Isto nos leva ao tema de hoje – os pintinhos. Quantos de vocês já tiveram a oportunidade de vê-los? Você sabia que Jesus falou a respeito dos pintinhos? Ele disse que o povo em Jerusalém era como pintinhos: “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas não quiseste” (Mateus 23:37).

Jesus estava falando a respeito de como a galinha protege seus pintinhos. Talvez você tenha visto uma mamãe galinha reunindo os pintinhos sob suas asas para os manter seguros e aquecidos. Mas há ainda mais. Deus colocou nos pintinhos um instinto natural que faz com que tenham medo de certas sombras. Por exemplo, se um pintinho vê no chão a sombra de um pato ou ganso voando, sabe que não precisa ficar com medo. Mas se vê a sombra de um falcão voando sobre sua cabeça, corre para se proteger.

Meninos e meninas, esta é a silhueta de um pássaro. O interessante é com o que ela se parece, dependendo da posição. Se a seguro desta forma, parece um pato, mas se a seguro de outra forma, parece um falcão. Tudo depende da forma como você a vê. Se eu fosse um pintinho e visse esta sombra iria correr para me esconder. Se visse esta outra, continuaria tranqüilo, ciscando e buscando algo para comer.

Deus fez muitas coisas por nós, a fim de nos proteger dos perigos deste mundo. Ele nos fez muito mais espertos do que quaisquer aves ou animais. Deus nos deu inteligência para saber o que é certo e errado, mas temos que realmente aprender o que é certo e o que é errado. Esse é o motivo de termos os ensinos de Jesus na Bíblia. Esses ensinos nos ajudam a saber o que é certo e como colocar esses ensinos em prática.

Jesus ficou muito triste com as pessoas a quem chamou de “Seus pintinhos” porque elas sabiam o que era certo, mas não queriam praticá-lo. Meninos e meninas, Jesus nos mostrou o que é certo. Portanto, oremos para que Ele nos ajude a sempre agirmos da maneira correta. A Bíblia nos aconselha: “Aborrecei o mal e amai o bem...” (Amós 5:15).