No tempo de Deus


“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).

Recurso Visual: Uma flor totalmente aberta e alguns botões ainda por abrir (a rosa é bem apropriada para a apresentação).

Gosto muito de flores. Gosto de sua aparência e ainda mais do seu perfume! Na primavera, depois dos dias frios do inverno, gosto de ver as flores surgindo, crescendo, transformando-se em botão, e então florescendo plenamente sob o Sol. Algumas vezes, sinto que não posso esperar para ver as flores já desabrochadas. Talvez alguns de vocês também tenham esse sentimento. Você deseja pegar o botão e ajudá-lo a desabrochar antes do tempo. Alguém já tentou fazer isso?

Hoje, trouxe aqui esta linda flor e alguns botões que ainda não desabrocharam. Gostaria de saber se há alguém aqui que estaria disposto a abrir este botão para que todos possam ver uma linda flor?

(Consiga um voluntário para abrir o botão. Naturalmente, a criança irá destruir a flor e ficará frustrada.)

Suponho que o botão ainda não estava pronto para ser aberto. Não era tempo. Talvez teria sido melhor se tivéssemos aguardado o momento certo para o botão se abrir por si mesmo, não é verdade? Creio que com isso podemos aprender o que a Bíblia diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).

Jesus mesmo disse: “...primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga” (Marcos 4:28). Tudo isso leva tempo. Foi assim que Deus planejou. O mesmo se dá com os meninos e as meninas.

Ao crescermos, começamos como pequenas plantas, que necessitam de muito tempo e paciência para se tornarem flores no jardim de Deus. Parte desse crescimento ocorre na escola e depois na faculdade. Outra parte desse crescimento ocorre na igreja, ao aprendermos a respeito de Jesus. À medida que crescemos e aprendemos, passamos de botões para belas flores de Deus. Se deixarmos, porém, de crescer ao longo do caminho da vida, nunca desabrocharemos em belas flores, com é o que Deus deseja que todos sejamos. Se você ficar impaciente e quiser crescer rápido demais, lembre-se de que Deus ainda não concluiu o processo com você. Quando chegar o tempo certo, Ele o tornará em uma linda flor em Seu jardim.