As duas Casas


“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. (I Coríntios 3:11)

Textos adicionais: Mateus 7:24-27; I Timóteo 6:19.


Material Necessário

    Cartolina amarela
    Cartolina cor de cerâmica
    Bíblia
    Tijolo pequeno
    Areia
    Caneta hidrográfica preta
    Tesoura
    Suporte de madeira ou isopor
    Um ventilador

Modo de Preparar

Com a cartolina amarela, faça as laterais da casa e desenhe as portas e janelas. Corte a cartolina de cor cerâmica e dobre ao meio para formar o telhado. Faça os detalhes do telhado com a caneta hidrográfica preta. Não cole as peças da casa e do telhado, pois essa casa deve desmoronar. Quanto mais peças, melhor o efeito. Monte a casa sobre uma base quadrada de madeira ou isopor, de modo que a possa transportar. Embaixo e ao redor da casa, espalhe bastante areia.

Para construir a casa sobre a rocha, limpe o tijolo e desenhe as portas e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bíblia, que representa o fundamento na rocha. Agora você tem a casa construída sobre a rocha.

As duas casas devem ser preparadas com antecedência, mas apresente-as à medida que se desenrolar a história.

Mensagem

Com suas próprias palavras, conte a história das duas casas relatadas em Mateus 7:24-27. Primeiro, fale a respeito da casa construída sobre a areia. Quando chegar ao ponto em que veio a tempestade e sopraram os ventos, utilize um ventilador. A casa irá desmoronar e a areia vai se espalhar por todos os lados (teste com antecedência).

Continue, então, contando a respeito da casa construída sobre a rocha. Os ventos sopram tão violentamente quanto antes. (Coloque o ventilador na direção da casa, da mesma forma que na outra que desmoronou.) A casa não se abala. Ela foi construída sobre o fundamento certo (peça para o grupo recitar I Coríntios 3:11).

Como vocês podem ver, a rocha sobre a qual devemos construir a casa da nossa vida é a Palavra de Deus. As verdades das Escrituras são o único fundamento seguro; isso significa aprender e praticar a vontade de Deus em nossa vida diária, fazendo sempre o que Ele deseja que façamos, ou seja, amá-Lo e obedecer aos Seus Mandamentos.

(Cantem um hino que fale da Rocha.)

Reflexão

Onde vocês gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?