RUTE

Mateus 5:1-12 e Lucas 6:20-23

Noemi era uma viúva na terra de Moabe. Seu marido e seus dois filhos tinham morrido e ela ficou morando com suas duas noras, Rute e Orfa.


Noemi falou para suas noras, que cada uma voltasse para casa de sua mãe. Orfa voltou, mas Rute não quis deixar sua sogra.

Rute falou: Não me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.


Enfrentarmos os sofrimentos com otimismo: "Felizes os que choram, porque serão consolados".


Quando Boaz chegou, perguntou ao seu funcionário quem era aquela moça. Ele contou a boaz que era a moabita que tinha vindo da terra de Moabe com Noemi. Boaz era parente de Noemi.


Boaz falou para Rute não ir respigar em outro campo, para ficar nos campos dele e quando tivesse sede que ela poderia beber da água dele.

Na hora do almoço Boaz convidou Rute para comer com ele e seus empregados.

Boaz ordenou aos empregados que a deixassem pegar espigas até no meio dos feixes e não a aborrecessem, também deixassem cair algumas espigas dos feixes para que ela pudesse apanhar e que não brigassem com ela.


Rute catou espigas no campo até tarde e levou para sua sogra, também lhe deu a comida que tinha sobrado do almoço.

Noemi perguntou onde ela tinha ido catar espigas. Rute contou a Noemi que havia trabalhado na plantação de um homem chamado Boaz e como ele tinha sido bom para ela.

Um dia Noemi disse a Rute: - Minha filha, preciso arranjar um marido para você, a fim de que você tenha um lar. E disse a Rute para ir até Boaz pois ele é parente dela e por isso um dos responsáveis por elas.


Rute foi até Boaz no campo e falou com ele: - O senhor é nosso parente chegado e por isso tem o dever de me proteger.

Boaz respondeu: – Não tenha medo, na cidade todos sabem que você é mulher direita. Vou fazer tudo o que me pede.

De fato, sou seu parente chegado e sou responsável por você. Mas acontece que há um homem que também é seu parente e até mais chegado do que eu. Amanhã verei se ele quer ser responsável por você. Se ele quiser, muito bem; mas, se não quiser, prometo por Deus, o SENHOR, que ficarei com essa responsabilidade.


Boaz se reuniu na praça, do lado do portão da cidade, com o parente mais próximo de Noemi e falou:

- Noemi voltou do país de Moabe e está querendo vender as terras que eram do nosso parente Elimeleque. Você é o parente mais chegado e por isso tem o direito de comprar essas terras. Mas, se não quiser, diga, pois o direito de comprar essas terras é primeiro seu e depois meu.

O homem respondeu que iria comprar as terras. Mas quando Boaz falou que ele também teria de casar com Rute, a viúva moabita, para que as terras ficassem com a família do falecido, ele desistiu , tirou a sua sandália e deu a Boaz (Antigamente, em Israel, para fechar um negócio de compra ou troca de propriedades, uma pessoa entregava à outra a sua sandália).


Então Boaz se casou com Ruth e tiveram um filho. Essa criança foi a alegria de sua avó Noemi. Seu nome era Obede e ele foi avô do rei Davi.