A Bíblia Ensina


A Volta de Jesus


Desde o início do milênio algumas perguntas estão na mente das pessoas: este mundo vai acabar? Como e quando será o fim do mundo?

Muitos estão angustiados sem conhecer as respostas para estas perguntas; estão preocupados com o desemprego, as injustiças sociais, a violência urbana, a miséria, a fome e as guerras.

As pessoas perguntam: Será que o mundo vai acabar por causa destas coisas? Vai demorar muito tempo até isto acontecer? Há esperança?

A esperança que temos é Jesus. Ele vai voltar a esta terra para eliminar o pecado e o sofrimento. Ele voltará para dar vida eterna à todos os que nEle crêem.

Vamos conhecer mais sobre esta esperança.

Jesus Promete Voltar


1 Que maravilhosa promessa fez Jesus? João 14:1-3

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3)


Ao enfrentar a crise final de Sua vida na Terra e a separação de seus discípulos, Cristo fez essa gloriosa promessa para encorajamento dos que O seguissem através dos séculos. Ele disse: Virei outra vez!

2 Como devemos considerar essa promessa? Tito 2:13

“aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13)


A volta de Jesus é chamada de bem-aventurada esperança para a humanidade perdida.

Como Virá Jesus


3 De que forma regressará Jesus? Mateus 24:30

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” (Mateus 24:30)


Será um acontecimento real e visível para todos, algo que o ser humano não pode imaginar plenamente por causa da glória e majestade produzida pela presença de Cristo e o terror dos ímpios que não estarão preparados para ver Jesus voltar. "Ele não deixou dúvida quanto a meneira do Seu retorno: 'Quando vier o filho do homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele, então, se assentará no trono da Sua glória; e todas as nações serão reunidas em Sua presença' Mateus 25:31,32." Vida de Jesus, 173.

4 Quantos verão a gloriosa vinda de Cristo? Apocalipse 1:7

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Apocalipse 1:7)


Quando Jesus vier, todos o verão em glória e majestade.

Para que Virá?


5 Qual o objetivo da vinda de Jesus? Mateus 16:27

“Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.” (Mateus 16:27)


Quando Jesus voltar cada um terá concretizado o seu destino eterno; os que aceitaram a salvação de Jesus receberão vida eterna e os que rejeitaram receberão a condenação eterna.

6 O que sucederá com os mortos justos? I Tessalonicenses 4:13-16

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (I Tessalonicenses 4:13-16)


Os justos mostos serão ressucitados e terão um corpo transformado, sem pecado e sem a possibilidade de pecar.

7 O que ocorrerá com os justos vivos? I Tessalonicenses 4:17

“depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (I Tessalonicenses 4:17)


Todos estarão incorruptíveis e serão arrebatados para o Céu. Lá ficarão com Jesus por um período de mil anos e em seguida retornarão a esta terra que será renovada e aqui viverão eternamente com o Senhor.

Que devo fazer?


Amar a vinda de Jesus. II Timóteo 4:8

“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (II Timóteo 4:8)


Preparar-me para este encontro. Romanos 13:11-14

“E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.
Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:11-14)


Ajudar na pregação do evangelho. Mateus 24:14

“E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (Mateus 24:14)


Minha Decisão


Creio na segunda vinda de Jesus e que em breve ele voltará. Quero preparar-me para estar com Ele no céu.