SUA INFÂNCIA

UMA VIDA COM PROPÓSITO

A Bíblia é como uma fonte de água viva. Devemos colocar porções das Escrituras nos arquivos de nosso cérebro: “Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Salmo 119:11). Estas porções serão usadas nos momentos de desânimo, provação ou perseguição. Decore-as, pois o ajudarão em momentos especiais de sua vida.

JESUS, MEU EXEMPLO DE VIDA

Jesus passou infância em um pequeno povoado que ficava no alto das montanhas. Poderia ter escolhido os palácios dos reis ou uma nação de ricos mercadores. Mas escolheu viver entre os pobres da pequena vila de Nazaré.

Jesus quer que os pobres saibam que Ele compreende suas provações. Sofreu tudo o que ele têm de sofrer. Por isso, simpatiza com eles e pode ajudá-los.

Jesus viveu em um mundo de pecado, mas não Se deixou contaminar por ele. Pelo contrário, Sua infância e juventude foram um exemplo de vida. Em Nazaré havia fortes apelos para o mundanismo, mas Jesus concentrou Sua mente na vontade do Pai.

Trabalhando ao banco de carpinteiro, desempenhando as responsabilidade da vida doméstica, aprendendo as lições da obediência e da labuta, encontrava recreação entre as cenas da natureza, colhendo conhecimento enquanto buscava compreender os mistérios dessa natureza.

A Bíblia diz: “Crescia o menino e Se fortalecia, enchendo-Se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:40 e 52).

Quão importante é a obra dos pais e mestres na educação das crianças e dos jovens! Devem ajudá-los em cada fase de suas vidas, para que cada uma possa ser desenvolvida de maneira plena.

Sua mente era brilhante e ativa. Era rápido na percepção e Sua capacidade de reflexão e sabedoria estavam além de sua idade. Embora seus modos fossem simples e infantis, crescia em inteligência e estatura como as outras crianças. Mas Jesus não era semelhante às outras crianças em tudo.

Ele sempre demonstrava um espírito amável e generoso. Suas mãos laboriosas estavam sempre prontas a servir os outros. Era paciente e verdadeiro.

Firme como uma rocha em questão de princípios, jamais deixou de ser gentil e cortês para com todos que O cercavam. Em Seu lar e onde quer que pudesse estar, era como a luz do sol.

Era atencioso e gentil com os mais idosos e pobres, e mostrava bondade até com os animais. Cuidava com carinho de um pássaro ferido e cada ser vivo sentia-se mais feliz em Sua presença.

VIVENDO COMO UM DISCÍPULO

O próprio Espírito Santo dava instruções a Maria para a educação de Jesus. Toda criança, ou qualquer um de nós, pode adquirir conhecimento assim como Ele. Deveríamos gastar tempo em aprender apenas o que é verdadeiro. Falsidade e fábulas não nos fazem bem. Somente a verdade tem valor, e isso podemos aprender na Palavra de Deus e em Suas grandes e pequenas obras.

Quando estudamos a Palavra de Deus e o mundo natural, os anjos nos ajudam a compreender. Assim podemos ver a sabedoria e bondade de nosso Pai celestial em todos os detalhes. Nosso intelecto se fortalece, nosso coração torna-se puro e ficamos mais semelhantes a Cristo