O BOM PASTOR

UMA VIDA COM PROPÓSITO

Às vezes, fazemos de tudo para agradar as pessoas à nossa volta. Se estamos dispostos a fazer coisas para agradar àqueles a quem amamos e admiramos, mais ainda deveríamos fazer, para agradar ao nosso Deus. Jesus disse: "...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento" (Mateus 22:37).

JESUS, MEU EXEMPLO DE VIDA

"O Salvador caracterizou a Si mesmo como o bom pastor e aos Seus discípulos como o Seu rebanho. Ele disse: 'Eu sou o bom Pastor; conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim' (João 10:14)."

"Ao conduzir o pastor seu rebanho pedregosas colinas acima, através de florestas e barrancos abruptos, a relvosos recantos a margem da corrente; ao vigiá-lo sobre as montanhas através da noite silenciosa, protegendo-o contra os ladrões, cuidando ternamente da enferma e da fraca, sua vida se chega a identificar com a das ovelhas. Um forte e terno apego o liga a0os objetos de seu cuidado. Por grande que seja o rebanho, o pastor conhece cada ovelha. Cada uma tem seu nome, e a ele atende, ao chamado do pastor.

Como o pastor terrestre conhece as ovelhas, assim o divino Pastor conhece o Seu rebanho, espalhado por todo o mundo. ‘Vós pois, a ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto: homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová (Ezequiel 34:31). Afirma Jesus: 'Chamei-te pelo teu nome, tu é Meu' (Isaias 32:1). 'Nas palmas das Minhas mãos te tenho gravado'(Isaias 49:16)."

Jesus nos conhece individualmente, e comove-Se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos por nome. Sabe até a casa em que moramos, o nome de cada um dos moradores. Tem por vezes dado instruções a Seus servos para irem a determinada rua, em certa cidade, a uma casa designada, a fim de encontrar uma de Suas ovelhas.

"Cada alma e tão perfeitamente conhecida a Jesus, como se fora ela a única por quem o Salvador houvesse morrido. As dores de cada uma lhe tocam o coração. O grito de socorro chega-Lhe ao ouvido."

Jesus fez esse paralelo entre pastor e ovelhas próximo ao final de Sua missão. Estas palavras tinham o propósito de confortar o coração dos discípulos quando partisse. Era-lhes comum a figura do pastor de ovelhas e quando vissem seu cuidado pelo rebanho, haveriam de lembrar-se de Seu próprio amor e cuidado por eles. Sabiam que o pastor era a única salvaguarda das ovelhas. Era quem ia adiante e enfrentava todos os perigos por elas; muitas vezes deparava-se com animais selvagens e ladrões e colocava a própria vida em risco pelo cuidado delas; também era quem tratava suas feridas e dia após dias as guiava a fonte de refrigério e alimento.

"Assim o Salvador guarda Seu rebanho de discípulos e vigia sobre ele, indo adiante. Ele viveu na terra, como nós. Foi criança, jovem e adulto. Venceu a Satanás em todas as suas tentações. Do mesmo modo podemos vencer como Ele venceu."

VIVENDO COMO UM DISCÍPULO

Quando temos Cristo como Pastor, temos tudo o que um ser humano necessita: a certeza da salvação.

Cristo preenche o vazio que há no ser, completa o incompleto que existe em nós. Se Cristo e nosso grande Pastor, com certeza, gozaremos com Ele a plenitude de todas as coisas na eternidade.