EXCELÊNCIA AO ENSINAR

UMA VIDA COM PROPÓSITO

A Bíblia ensina que se o homem buscar a Deus de todo o seu coração, o encontrará (Jeremias 29:13). Ele não está longe de nós. Na realidade, Ele sempre esta a nossa procura. "Eis que estou a porta e bato" (Apocalipse 2:20).

Jesus não está distraído ou inerte, enquanto nosso futuro pende na balança. Ele esta sempre nos procurando, assim como um pastor procura uma ovelha perdida.

JESUS, MEU EXEMPLO DE VIDA

Uma religião formal, despida de sentimento e amor, não agrada a Deus. Nela, as palavras são vazias, não transmitem vida e expressam mais os interesses humanos do que as coisas divinas. Esta e uma realidade presente na humanidade, mas não precisa ser em nossa vida. Todo vigor da verdadeira religião deve mover o nosso ser, e toda formalidade deve ser banida de nosso meio. Com entusiasmo e a autoridade de Cristo devemos anunciar Seu evangelho.

"Quando Jesus falava, o povo se maravilhava de Sua doutrina, pois ensinava-os como tendo autoridade e não como os escribas, que se haviam esforçado por estabelecer e sustentar suas teorias, procurando manter sua influência sobre o povo por meio de interminável repetição de fabulas e infantis tradições. De maneira mais simples e compreensível, o ensino de Jesus inculcava as idéias mais convincentes e as mais sublimes verdades, e 'a grande multidão O ouvia de boa vontade' (Marcos 12:37)."

Os ensinos de Cristo não eram formais e sem vida. Sua mensagem atendia as necessidades espirituais dos Seus ouvintes, acalentava o coração aflito e desanimado e transmitia paz a todos que O ouviam.

Havia poder nas palavras de Cristo. Suas palavras pretendiam levar a salvação ao alcance de todos. Não diferente de Seu discurso Ele ofereceu-se voluntariamente para ocupar o lugar do homem e, por meio de Seu sangue vertido na cruz do Calvário, transformar pecadores em cidadãos do reino dos Céus.

Jesus anela fazer o mesmo pelos perdidos hoje. Através do viver de Seus seguidores quer influenciar pessoas e transformá-las para Seu reino. Por isso, tudo que acontece na vida do cristão deve contribuir de alguma forma para a vida porvir. "O falar palavras de bondade quando estais irritadas levará o brilho do Sol para dentro de vosso coração e tornará o vosso caminho mais suave. Uma jovem escolar, quando convidada a definir mansidão, respondeu: 'Pessoa mansa é aquela que respondeu com brandura a uma pergunta áspera.' Cristo disse: 'Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra' (Mateus 5:5). Serão súditos aptos para o reino do Céu, pois estão dispostos a ser ensinados."

VIVENDO COMO UM DISCÍPULO

Na época de Cristo os escribas, fariseus e sacerdotes achavam que estavam muito próximos de Deus, mas suas atitudes mostravam o quão distantes estavam dos Céus. Muitos deles tratavam as pessoas com rispidez e com desprezo. Suas palavras eram mais de agressão do que de conforto aos oprimidos. Mas Jesus mostrou a todos o que é realmente estar na presença de Deus, através do Seu jeito de viver e tratar as pessoas.

Ele nos ensinou que quando nos forem ditas palavras desencorajadoras, destituídas de bondade, não devemos revidá-las, a não ser que possamos fazê-lo com palavras bondosas. Mais ainda, mostrou que nosso viver precisa estar de acordo com o que pregamos.