Um sonho realizado
                        Isabel


Você já se sentiu como se sua vida tivesse passado? Ou com a sensação de que suas esperanças e seus sonhos nunca irão se concretizar? Então, você pode se identificar com Isabel.

Enquanto o marido dela, Zacarias, encontrou realizaçãoem uma atiyidade de destaque como sacerdote, Isabel teve negada a vocação básica das mulheres do seu tempo: a maternidade. Como resultado, apesar de ter vindo de uma família tradicional (ela era descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote - Luc 1:5), se sentia desprezada pelas pessoas (Luc 1:25). Ao encontrarmos Isabel, ela já era uma mulher"de idade avançada"(Luc 1:7, 18) e sabia que toda a esperança de ter filhos estava perdida para sempre.

É fácil supor que Isabel se sentia profundamente desapontada por causa de sua condição. Contudo, não há nenhuma indicação de que ela fosse uma pessoa amargurada ou que houvesse se voltado contra Deus. Em vez disso, nos é revelado que andava "sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Luc 1.6).

Então, de forma fantástica, Deus se manifestou. O anjo do Senhor disse a Zacarias que Isabel teria um filho - e que não seria uma criança qualquer. 0 filho dela seria “Grande diante do Senhor" (Luc 1:15), "no espírito e virtude de Elias" (Luc :17).

Zacarias não pôde acreditar. E,por isso, ficou mudo antes mesmo que pudesse contar a sua esposa aquela notícia maravilhosa. Não sabemos se ele conseguiu transmitir a mensagem do anjo para Isabel ou não. Mas sabemos que, quando ela concebeu, imediatamente reconheceu sua gravidez como um presente gracioso do Senhor (Luc 1:25).

De repente, toda a vida de Isabel mudou. Tida como estéril e desprezada, agora ela era o assunto da cidade (Luc 1:65, 66). Já não era mais simplesmente a esposa de um sacerdote respeitado; era sobre Isabel que o Espírito Santo estava (Luc 1.41). Enquanto Zacarias, permaneceu mudo foi Isabel quem disse com intrepidez o nome que Deus havia escolhido para o filho dela (Luc. 1:60).

O segredo da realização pessoal de Isabel era mais profundo do que simplesmente ter um filho. Sua vida foi mudada porque o Senhor agiu em seu favor (Luc 1.25), derramou seu Espírito Santo sobre ela (Luc 1:41) e deu-lhe um papel no reino vindouro de Deus.

A esterilidade em nossa vida pode ser diferente daquela que Isabel teve de enfrentar, mas o caminho para a realização final é o mesmo. Também sabemos que o Senhor fez grandes coisas por nos na cruz. Também recebemos o Espírito Santo e cada um de nós tem sido chamado para servir de uma forma peculiar. Mesmo quando a vida parece já ter passado, podemos achar nossa realização no Senhor porque "para Deus nada é impossível" (Luc 1.37).


Para saber mais a respeito de Isabel, leia Lucas 1:1 à 80.