Porque Diná foi deflorada?

"Ora, Diná , filha de Lia, que esta dera a Jacó, saiu para ver as filhas da terra." (Genesis 34:1)

Todas as vezes que leio o ano Bíblico, me deparo com esta triste história de Diná.

Poucas vezes esta moça foi mencionada nos relatos Bíblicos. E a vez em que relata a sua participação no mundo e em sua família, mostra Diná saindo para correr atrás daquilo que traz consequências graves a qualquer pessoa que lhe siga os passos. Ela saiu e sofreu.

Porque você acredita que o texto sobre esta tragédia familiar e esta marca tão triste na vida de Diná, começa com a informação que ela saiu para ver as filhas da terra?

Fico imaginando as festas que provavelmente participou, os costumes que presenciou ou aprendeu , as iguarias tão inusitadas que provou, as roupas diferentes e inovadoras que viu e usou, e tantas outras novidades que a "saída para ver as filhas da terra" proporcionou à Diná. Imagino as amizades que lhe foram apresentadas!

E porque Siquém se interessou por Diná?

Siquém não pertencia ao "rebanho de Israel" e nem tinha a educação e o preparo daqueles que nasceram para representar o Reino de Deus...., não entendia absolutamente nada do plano da Redenção, coisa que Diná devia saber muitíssimo bem, não estava familiarizado com as verdades do céu e nem mesmo possuía honra suficiente para equiparar-se ao nível de vida e responsabilidade que recaia sobre Diná e sua família..

Então como houve entre eles diálogo e amizade, a ponto do rapaz ter esta oportunidade de "deitar-se com ela"?

Você pode estar pensando que naquele tempo as mulheres não tinham escolha e que Diná não teve outra saída a não ser ceder e então foi brutalmente estuprada.

Queridos, o texto começa colocando Diná numa situação bastante difícil de responsabilidade sobre o que lhe aconteceu! Somente existe este tipo de (nestes termos que a Bíblia apresentou do caso dela) aproximação quando os interesses são os mesmos.

Será que Diná estava familiarizando-se com os contumes das gentes que tanto mal lhe causaram? Será que por algum momento, ela foi rebelde com seus pais e familiares, e permitiu que de alguma maneira ficasse parecida com aqueles a quem ela tinha o dever sagrado de conduzir aos caminhos do bem, e acabou se deixando ser conduzida pelos caminhos do sofrimento e da vergonha?

Tenho mesmo pena dos jovens cristãos que se aventuram a sair de sua vida de "cabeça" para serem "cauda".

E o mais interessante sobre Siquém, é que a Bíblia relata, mesmo após o vergonhoso comportamento deste rapaz, que ele era "o mais honrado da casa de seu pai" (verso 19)!!!!

Mas Diná, passo a passo foi dando asas aos encantos dos caminhos proibidos, até que esteve completamente envolvida e desonrada.

Veja o que Ellen White escreve sobre este texto:

O princípio que determinara resultados tão terríveis foi o ato da filha de Jacó, a qual "saiu" a "ver as filhas da terra" (Gên. 34), arriscando-se desta maneira à camaradagem com os ímpios. Aquele que procura prazeres entre os que não temem a Deus, está a colocar-se no terreno de Satanás, e a convidar suas tentações. (Patriarcas e Profetas)

Quantas pessoas tenho encontrado no decorrer de minha vida, que começaram com uma amizade que parecia inocente, e terminaram como escravos de vícios e de misérias tão profundas, tão desastrosas que, mesmo depois do arrependimento, ficaram cicatrizes tristes de serem lembradas.

Queridos, o inimigo não gosta de nenhuma pessoa! Ele fica à espreita, esperando uma oportunidade para nos arruinar a vida e trazer dores que podem destruir nossa influência, fazer pessoas sofrerem, e dar aos que nos rodeiam a oportunidade de zombarem do nome do Deus a quem servimos.

Quantos pais choram as consequências de filhos que saíram do Redil para "ver as filhas da terra" e trouxeram de volta a miséria e a vergonha.

Hoje, querido, você pode escolher permancer no caminho. Hoje você pode dar ao Reino do Céu a vitória. Hoje você pode ser contado como represetante daqueles que foram chamados para serem exemplo e não para seguirem as multidões.

Dinás e Siquéns....existem muitos....e você foi chamado a ser diferente.

Hoje estarei orando por você. Hoje meus joelhos estão sendo dobrados por todas aquelas que já se arrependeram e voltaram feridas....

Hoje eu sinto com você a dor da vergonha de ter lembranças tristes do dia de ontem.

Hoje eu quero ajudar você a tomar a decisão certa de não sair a ver as filhas da terra...

Deus tem para você supresas melhores....

Deus te abençoe.


Aquela que aguarda a Bem-Aventurada Esperança da Volta de Jesus.

Maiza Ribeiro