A Transformação de Tha Doo

Esta é uma história contada em uma carta por Kyaw Balay, nosso ex-departamental de educação, na Birmânia.

Bem longe, no alto das montanhas de Chin, abriram uma escola numa certa vila. As crianças sentiam-se muito felizes por poderem vir às aulas, e logo estavam assistindo à Escola Bíblica e cantando pela vila afora, os hinos que ali aprenderam.

Entretanto, as pessoas mais velhas não gostaram daquilo. “Não queremos que nossas crianças se tornem cristãs”, diziam eles. E tiraram seus filhos da escola. Mas elas ainda vinham à Escola Bíblica. Os mais velhos estavam alarmados. Ameaçaram algumas, e bateram em outras, mas mesmo assim, ainda vinham à Escola Bíblica.

Então o líder dos que se opunham, o tio Tha Doo, ficou curioso e disse de si para si:

“O que será que faz com que estas crianças tenham tanta vontade de ir à Escola Bíblica?” Começou a perguntar; começou a escutar; começou a ler sua Bíblia. Recebeu estudos bíblicos do professor e foi batizado.

Então sua esposa, a tia Tha Doo, ficou muito zangada. Ofendeu-o com palavrões; passou a cozinhar apenas carnes imundas para ele; tio Tha Doo, porém, nunca se irritou. Foi sempre paciente e bondoso. Quando a mesa estava posta com carnes imundas, ele comia apenas arroz com sal; e quando o chamava de nomes feios, ele se limitava a sorrir e dizia:

— Por favor, leia sua Bíblia com cuidado, e verá que é verdade.

Logo tia Tha Doo ficou curiosa e disse de si para si: “O que está acontecendo com ele? O que o faz tão bondoso e paciente? Deve ser pelo que lê na Bíblia. Acho que vou ler um pouco e ver.” E agora ela é diferente!

Bondosa e paciente, ela está recebendo estudos bíblicos. E o povo da vila está ficando curioso. Estão só imaginando o que terá acontecido à tia Tha Doo.

E verdade. Quando o Espírito de Deus repousa sobre uma pessoa, ela se torna diferente, e todos notam. Está o Espírito de Deus repousando sobre você? Alguém já notou?


Eric B. Hare