Seus olhos são lâmpadas

Verso para memorizar: "Os olhos são a lâmpada do corpo." Mateus 6:22

=> Quebra-gelo

Leve uma máscara de rosto. Como toda a mascara, os olhos e a boca devem ser vazados.
Permita que cada criança experimente a máscara olhando num espelho.
Coloque uma lanterna (farolete) em cada olho da máscara.

Conte para eles que Jesus disse que quando olhamos para a luz nossos olhos brilham (acenda as lanternas) e quando olhamos para o escuro, nossos olhos ficam escuros (apague).
Jesus disse ainda que quando olhamos coisas boas, nossos olhos se iluminam, mas quando olhamos coisas feias, nossos olhos ficam escuros. Por isso devemos só olhar para coisas boas.

Vamos aprender as palavras de Jesus?
Jesus disse: "Os olhos são a lâmpada do corpo."

Vamos repetir juntos.
Agora eu vou falar o verso colocando as lanternas uma de cada lado do meu rosto como se fossem meus olhos. Depois cada um vai fazer o mesmo, até que todos tenham aprendido o verso para memorizar.

=> Tema

Sabe por que um menino que assiste a muita luta na televisão depois só quer brincar de lutar? (Permita respostas)
Porque seus olhos viram tantas lutas que ele aprendeu a gostar do que é errado.
Sabe por que uma menina quando assiste muitas cantoras dançando depois pega qualquer coisa para fingir que é microfone e finge estar cantando e dançando como a artista? (Permita respostas)
Porque ela viu tanto isso na TV que aprendeu a gostar.

Muitas pessoas aprendem com a TV a mentir e a fazer maldades. Eles vêem isso em alguns programas, como as novelas e alguns filmes e depois imitam o que assistiram.

É por isso que Jesus disse que quando olhamos aquilo que é ruim, nos afastamos de Deus e com o tempo vamos nos tornando ruins.
Mas quando olhamos coisas boas, que nos lembram de Deus, nos tornamos bons.

Que coisas bonitas uma criança deveria olhar para ser cada vez mais bonitas? (Permita respostas)
A Bíblia, flores, animais e outras coisas criadas por Jesus, também a família, os programas da igreja, a escola bíblica, tudo aquilo que fala de Jesus, e a natureza maravilhosa que Deus criou.

Ana era uma mulher muito triste porque ela queria muito ter um bebê. Todos as dias ela chorava pedindo a Deus um bebê.
Um dia enquanto Ana estava orando na igreja, ela prometeu a Deus que se Ele lhe desse um bebê, ela o devolveria para Ele.
Tempos depois nasceu um menino e Ana deu-lhe a nome de Samuel, que significa: pedido a Deus.
Assim que a pequeno Samuel aprendeu a comer, tomar banho e trocar de roupas sozinho, a mamãe o levou para viver na igreja, com o pastor Eli. Samuel gostava de ajudar o pastor Eli. Todos as dias ele limpava a igreja e observava o pastor-sacerdote Eli falando sabre Jesus.

Uma noite enquanto Samuel dormia ouviu uma voz lhe chamando: "Samuel, Samuel."
Samuel pensou que fosse a pastor Eli e correu para saber o que ele queria. Mas Eli estava dormindo. Samuel voltou para a sua cama e por mais duas vezes ouviu a mesma voz lhe chamando.
Finalmente Samuel respondeu: "fala, Senhor, que a teu servo ouve." E Deus falou com Samuel!

Sabe por que Jesus veio ao quarto de Samuel conversar com ele? Por que Samuel amava a Deus. Ele amava a igreja de Deus e amava a palavra de Deus.
Porque os olhos de Samuel brilhavam com as coisas de Deus, então ele pode ver mais luz, mais brilho ainda - o brilho de Jesus!

Você também quer ver somente coisas boas, como Samuel? Então você precisa deixar de assistir a filmes, desenhos e novelas que ensinam coisas más. Você precisa ver mais as coisas de Deus.
Se você quer ver mais coisas sobre Jesus, saiba que Jesus irá estar sempre cuidando de você até mesmo enquanto você dorme em seu quarto, como Ele cuidava de Samuel.

Vamos orar para que nossos olhos brilhem?

Ore com e por eles.

=> Compartilhando

Dê um cartão em forma de Bíblia, ou dê uma caixinha de fósforo encapada com papel cartão negro e dourado (nas bordas), com a figura de Jesus.

Peça que contem para pelo menos uma pessoa, que temos que ver mais as coisas de Jesus para termos olhos brilhantes.