O sal da terra

Verso para memorizar: "vocês são o sal da terra..." Mateus 5:13

=> Quebra-gelo

Ter duas jarras com água.
Oferecer água normal num copinho para cada criança e depois, noutro copinho, água salgada.
Pergunte: "As duas águas tem a mesmo gosto? O que tem de diferente?" (Permita respostas).

Oferecer as crianças uma pipoca sem sal algum e depois com sal.
Pergunte: "Qual das duas pipocas é a mais gostosa? Por quê?" (Permita respostas).

Coloque-os em círculo e explique que a sal dá um sabor especial aos alimentos.

E você sabia que Jesus quer que você seja sal ?

Jesus não quer que você seja colocado na salada ou na panela do feijão, mas Jesus quer que você seja uma criança que todos gostem de ter por perto e que sintam falta quando você não está por perto.

Que tipo de criança todos gostam de ter por perto? (Permita respostas)
Crianças educadas, obedientes e amigas.
Você quer ser uma criança como Jesus gostaria? Uma criança "sal da terra"?

Jesus falou: "vocês são a sal da terra."
Vamos repetir as palavras de Jesus, todos juntos: "vocês são o sal da terra."
Agora vamos repetir com gestos: vós sois (abrindo os braços) o sal da terra (apontando para o chão).

=> Cântico:

Cante com eles só o coro do hino "Sal da Terra "

Vós sois o sal da terra
Vós sois o sal da terra
Restaurando o sabor e a alegria de viver
Vós sois o sal da terra.

=> Tema

(Tenha sal grosso e sal refinado em vidros separados)

Você sabe de onde vem o sal que a mamãe usa para cozinhar? Do mar.
Nos lugares onde o mar é mais salgado, os homens fazem grandes piscinas vazias próximas ao mar. À noite quando as ondas vêm até a areia da praia, as piscinas ficam cobertas de água. De manha cedinho quando as ondas voltam para o fundo, as piscinas ficam quase vazias, mas o sal fica lá. Assim, dia a dia, as piscinas vão ficando cada vez mais cheias de sal.

Então, os caminhões basculantes vêm e retiram o sal colocando-os na carroceria.Eles levam o sal sujo e escuro para as refinarias. Um sal parecido com este aqui. (Se possível mostre para as crianças o sal grosso - aquele para churrasco. Permita que eles ponham a mão e o experimentem.)

Mas lá nas refinarias o sal é tratado. Ele fica branquinho e limpinho. Então o sal é ensacado e levado para ser vendido nos mercados. Um sal como este aqui. (Mostre agora o sal refinado. Permita que ponham a mão e o experimentem).

Os discípulos de Jesus eram pescadores. Eles estavam sempre no Mar da Galiléia pescando. O Mar da Galiléia é um lago bem grande, de água doce.
Mas, há alguns quilômetros do Mar da Galiléia está o Mar Morto. O Mar Morto é o mar mais salgado da terra, pois existe nele uma grande quantidade de sal.

Creio que Jesus estava com os discípulos apreciando a paisagem próxima do Mar Morto. É provável que eles tenham visto o trabalho dos coletores de sal, então Jesus falou as palavras do verso para memorizar: "vocês são o sal da terra."
Creio que os discípulos olharam assustados para Jesus. Eles devem ter perguntado: - "Como assim? Nós não somos sal, somos pessoas."
Então Jesus deve ter explicado o que Ele estava querendo ensinar-lhes. Jesus disse para os Seus discípulos que o mundo está feio, porque existem muitas pessoas más. Pessoas que falam palavras más, que brigam, que xingam, que ofendem as outras, que falam coisas feias. Essas pessoas são tão ruins como comida sem sal.

É tão ruim ficar perto de pessoas más como e ruim beber água com sal.

Mas Jesus disse que aqueles que amam a Deus, precisam ser como o bom sal. Precisam tornar suas palavras agradáveis.

O apostolo Paulo disse: "a vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." (Colossenses 4:6)

Vocês sabem o que Paulo estava dizendo?

Paulo estava dizendo: peçam para Jesus que os ajude a falar somente palavras boas para todo mundo. Isso significa que não vamos responder para o papai e para a mamãe, não vamos brigar com os irmãos ou com os amigos. Não vamos contar piadas feias, nem falar palavras sujas.

Crianças que são o sal que Jesus falou:

    devem falar somente palavras bondosas para a mamãe.
    Não respondem malcriadas para o papai.
    Sabem dizer: obrigado, com licença, me desculpe.
    São sempre bondosas e amigas dos irmãos.
    Usam palavras reverentes na igreja.
    Elas não comem, não conversam e nem fazem barulho dentro da igreja, que é a casa de Deus.
    Usam palavras boas e amigas para todos na escola.
    São amáveis e prestativas com os parentes, os vizinhos e os amigos.

Pedro era um dos amigos de Jesus, mas Pedro não dizia sempre a verdade. Quando ele estava em alguma situação difícil, ele mentia para sair-se bem.

Quando Jesus foi preso pelos soldados e levado para ser julgado, Pedro os seguiu até a casa do chefe, o sumo sacerdote. Ali Pedro viu os soldados batendo em Jesus, cuspindo nEle e dando-Lhe chutes. Pedro ficou com muita pena de Jesus, ele queria ajudar a Jesus, queria defendê-lO daqueles soldados maus. Mas, o que Pedro podia fazer? Ele era só um e, os soldados tinham armas e eram muitos.

Então, uma empregada que passava por ali viu Pedro e disse para todo mundo "vejam, esse aqui é amigo de Jesus." E Pedro que era amigo de Jesus, e que estava sentindo pena dEle e até queria ajudá-lO naquele momento, ficou com tanto medo que mentiu. Ele mentiu na frente de todo mundo, inclusive de Jesus. Pedro disse: "não sei quem é esse tal de Jesus.”
Logo depois passou por ali uma outra mulher que também afirmou que Pedro era um dos amigos de Jesus. E sabem 0 que Pedro fez? Pedro mentiu outra vez, ele disse: "eu nem conheço esse tal de Jesus."
E logo mais, alguns homens que desconfiavam que Pedro estava mentindo, olharam bem para ele e disseram: "você é mesmo amigo de Jesus, porque você fala igualzinho a Ele. Você não xinga, não grita, não briga ..."

E sabem o que fez Pedro desta vez?

Ele disse: "claro que xingo. Xingo sim". E Pedro começou a xingar só para que todo mundo acreditasse na sua mentira, porque ele tinha medo. Pedro temia que se as pessoas soubessem que ele era amigo de Jesus, podiam também bater, cuspir e chuta-lo, como estavam fazendo com Jesus.

Vocês acham que as palavras de Pedro eram temperadas com sal?

Claro que não, e para ajudar Pedro a se lembrar que não devia mentir, um galo começou a cantar. E naquele momento Jesus olhou para Pedro.

Como Pedro se sentiu envergonhado. Ele sentia vergonha de ter mentido e xingado. Pedro chorou de vergonha, e nunca mais mentiu.
Daí em diante, sempre que Pedro ouvia um galo cantando, ele se lembrava que não devia mentir e nem xingar.

Jesus espera que nossas palavras sejam sempre verdadeiras e que falemos somente palavras boas. Jesus quer que as pessoas ao ouvirem o que dizemos possam afirmar: "Ah! Maria, ela sim é amiga de Jesus. Veja só como ela fala só coisas boas."

Eu quero que minhas palavras sejam como o sal, palavras úteis, palavras boas como as de Jesus. Você também quer?

Então eu vou orar por você e por mim.

Ore com e por eles.

=> Partilhando

A saída de um sachezinho de sal ou um saleirinho com sal para que eles possam dar a alguém e contar o que aprenderam sobre como devem ser as nossas palavras.