O cristão é uma “nova criatura”. Em sua vida, “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17). Embora esteja no mundo, não tem compromisso com interesses mundanos. É cidadão e embaixador do reino celestial. Por preceito e exemplo, deve influenciar outras pessoas, oferecendo-lhes um estilo de vida melhor. Não faz isso com extremismo, afetação ou ar de superioridade, mas porque tem Cristo no coração e espalha Seu amor. A Bíblia ensina como tal experiência é vista no dia-a-dia do cristão.

1. Que práticas freqüentes contribuem para a manutenção e fortalecimento da fé, e do crescimento espiritual do crente?

a) João 5:39 _________________________________________________________________________

b) Colossenses 4:2 ____________________________________________________________________

c) Hebreus 10:25 _____________________________________________________________________

d) Marcos 5:18-20 ____________________________________________________________________

2. Como devemos viver as horas do sábado? Isaías 58:13, 14; Lucas 4:16, 31

__________________________________________________________________________________

O exemplo de Cristo nos ensina que o sábado não é um dia de não fazer nada, mas um dia de adoração, comunhão e serviço desinteressado ao semelhante. Os limites do sábado vão desde o pôr-do-sol de sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado (Ne 13:19; Lc 23:50-56). Nesse período, as atividades materiais dão lugar às espirituais.

3. Como devem os membros da igreja se comportar em relação a seus irmãos? Efésios 4:25; Gálatas 5:13; 6:1, 10 (marque V ou F)

(   ) Falar a verdade.                 (   ) Servir uns aos outros.                 (   ) Fazer o bem.

4. Que princípios a Bíblia estabelece para o vestuário feminino? 1Pedro 3:3, 4; 1Timóteo 2:9

As mulheres devem se vestir com _________________________ e bom ________________________.

5. Qual é a atitude do cristão para com o casamento? 1Coríntios 7:10-14; Mateus 19:8, 9; Hebreus 13:4

___________________________________________________________________________________

6. Que diz a Bíblia sobre costumes e diversões mundanos? 1João 2:15-17; Tiago 4:4

___________________________________________________________________________________

7. Que princípios a Bíblia estabelece para orientar o comportamento sexual? Êxodo 20:14; 1Coríntios 6:9, 18

___________________________________________________________________________________

8. Qual deve ser o comportamento cristão em relação às autoridades? Romanos 13:1-4; 1Pedro 2:13-14; Atos 5:29

___________________________________________________________________________________

9. Que cerimônias foram instituídas por Jesus para os cristãos, e o que elas significam? João13:4, 5 e 15; 1Coríntios 11:23-28

Santa Ceia: Comemora a morte de Jesus, e nossa morte para o pecado.

Lava-pés: Cerimônia da humildade. Mostra que todos somos iguais perante Deus e igualmente necessitados dEle para a salvação.

Pão: Representa o corpo de Jesus que foi sacrificado por nós.

Suco da uva: Simboliza o sangue de Cristo vertido pelos nossos pecados.

Recapitulação:

O cristão deve nutrir sua fé através do estudo diário da ____________________________ e da prática da ____________________________. Devemos amar nossos____________________________, freqüentar a _____________________________ e testemunhar de Jesus para ____________________________. As mulheres devem se vestir com modéstia e bom __________________________. Costumes e diversões mundanos são inimizade contra ____________________________. Os casados não devem adulterar e os solteiros devem se manter puros. Na ____________________________ , celebramos a morte de Jesus. O lava-pés é a cerimônia da ____________________________.


Compromisso de Fé:

Aceito viver de acordo com os seguintes princípios cristãos:

(   ) Comungar diariamente com Deus, lendo a Bíblia e orando.
(   ) Freqüentar regularmente a igreja, participar dos cultos e testemunhar de Cristo.
(   ) Revelar modéstia e bom senso no vestuário.
(   ) Deixar de usar adornos.
(   ) Amar os irmãos.
(   ) Participar sempre da Santa Ceia.
(   ) Não me envolver com as diversões mundanas.
(   ) Manter-me puro no casamento ou como jovem


Nome : __________________________________________________ Data:_____ /____ /________