A fim de que possamos desfrutar plenamente os benefícios do evangelho, devemos entender a obra que Jesus fez por nós no passado, o que Ele faz agora e o que fará no futuro. Podemos compreender esse assunto, estudando o ritual do santuário terrestre dos israelitas, que prefigurava o atual ministério de Cristo no santuário celestial. É fundamental que entendamos o que a Bíblia ensina sobre o tema.

1. Que pedido especial fez Deus a Moisés? Êxodo 25:8

E Me ______________________ um santuário, para que Eu possa ______________________ no meio deles. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi ________________________ no monte.

2. Como era o santuário?

O santuário era dividido em dois compartimentos. O primeiro era o lugar santo, e o segundo, o lugar santíssimo. No lugar santo, o sacerdote realizava o trabalho diário (Hb 9:6), e continha uma mesa com pães, o candelabro e o altar de incenso (Êx 40:22, 24, 26). No lugar santíssimo, o sumo sacerdote entrava uma vez por ano, no Dia da Expiação, que caía no dia dez do sétimo mês (Hb 9:7). Ali se encontravam a arca da aliança, coberta de ouro, com as tábuas dos dez mandamentos, uma urna de ouro contendo o maná, e o bordão de Arão (Ex 40:20, 21; Hb 9:3, 4). Um véu separava esses dois compartimentos (Êx 26:33). À frente do lugar santo, ficava o pátio, no qual estavam o altar do holocausto e a pia em que os sacerdotes lavavam as mãos (Êx 40:29, 30). O santuário era móvel, cercado (Êx 40:33), e teve sua construção aprovada por Deus (Êx 40:34-38).

3. Em que consistia o serviço diário? Êxodo 29:38-42

(   ) Oferecer dois cordeiros.         (   ) Oferecer dois cavalos.         (   ) Oferecer duas aves.

Os cordeiros sacrificados representavam Jesus que, na cruz, morreria pelos pecados humanos.

4. Qual era a festa que dava fim ao ciclo anual das cerimônias? Levítico 23:27-31

(   ) Páscoa         (   ) Pentecostes         (   ) Expiação

5. Em que consistia a purificação do santuário? Levítico 16 (marque V ou F)

(   ) Acontecia o sacrifício diário, como nos outros dias.
(   ) O sacerdote oferecia um bezerro e um cordeiro, por si e por sua família.
(   ) Lançava sorte sobre os dois bodes.
(   ) O sacrifício do bode era oferecido a Deus.
(   ) O sangue do bode era aspergido no lugar santíssimo.
(   ) Os pecados eram transferidos para o bode Azazel, que era enviado ao deserto.

Através do sacrifício diário, os pecados eram transferidos simbolicamente do pecador arrependido para o santuário. Uma vez ao ano, realizava-se a limpeza ou purificação do santuário no Dia da Expiação, removendo os pecados para o deserto.

6. Que acontecimento marcou a consumação do ritual do santuário terrestre, e que santuário está em funcionamento atualmente? Mateus 27:50, 51; Hebreus 8:1, 2

Eis que o __________________ do santuário se rasgou em __________________ partes de alto a baixo. Com a morte de Cristo, o santuário terrestre perdeu sua função, pois a sombra deu lugar à realidade. Cristo hoje ministra no verdadeiro santuário que o Senhor ________________________, não o homem.

7. Quais as evidências bíblicas de um santuário no Céu? Êxodo 25:40; Apocalipse 4:5; 11:19

Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no ________________________e foi vista a ________________________ da aliança.

A exemplo do que ocorria no santuário terrestre, Jesus está realizando, em nosso favor, duas atividades no santuário celestial: intercessão (1Tm 2:5; 1Jo 2:1), simbolizada pelo serviço diário, e julgamento (Jo 5:22; Dn 7:9, 10), representado pelo Dia da Expiação. Sempre que um pecador arrependido vai a Deus em nome de Jesus e pede perdão, Cristo intercede por ele no santuário celestial, aplicando em seu favor os méritos de Seu sacrifício na cruz. Mas, Ele também realiza o trabalho de juiz, neste momento. O próximo estudo esclarecerá esse tema.


Recapitulação:

O santuário terrestre foi feito segundo o modelo do santuário do ________________________. Era dividido em ________________________ compartimentos: santo e ________________________. O sacerdote oferecia ________________________ cordeiros: um pela manhã e outro à tarde. No dia da Expiação, era feita a remoção dos pecados. Jesus, hoje, está atuando no verdadeiro santuário que existe no ________________________.


Compromisso de Fé:

(   ) Creio que existe um santuário no Céu.
(   ) Reconheço que Jesus Cristo é o único mediador entre mim e Deus.
(   ) Aceito-O como meu Salvador, a fim de que seja absolvido no julgamento final.

Nome : __________________________________________________ Data:_____ /____ /________



Apêndice 1-B: