Dados Importantes

1- A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros.

2- A Bíblia é uma coleção de 66 livros: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo.

3- Há Bíblias que incluem os livros apócrifos, num total de 15; estes, porém, não pertencem ao cânon sagrado por não terem sido inspirados por Deus, como foram os outros 66.

4- A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.

5- No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.

6- Alguns dos livros da Bíblia são pequenos demais para serem chamados livros. São mensagens, cartas e pequeninas histórias.

7- A diferença entre o Antigo e o Novo Testamento é que o primeiro foi escrito antes de Cristo, e o segundo, depois de Cristo.

8- Calcula-se que decorreram quatrocentos anos entre o último livro do Antigo Testamento e o primeiro livro do Novo Testamento.

9- A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1.600 anos.

10- É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.

11- Os autores mais fecundos da Bíblia foram: Moisés, no Antigo Testamento e Paulo, no Novo Testamento.

12- O que há de peculiar nesse Livro é que, apesar da grande diferença entre os autores, há entre eles uma harmonia tão grande que parece terem vivido na mesma época.

13- A Bíblia foi escrita em circunstâncias difíceis, pois não havia maquina de escrever e muito menos computadores. Algumas de suas páginas foram originalmente gravadas em pedra ou madeira, mas em sua maioria foram escritas em papiro.

14- Alguns dos livros da Bíblia foram escritos no deserto do Sinai, outros no cárcere e no desterro, alguns nas cidades e outros no cativeiro.

15- Os escribas eram os encarregados de escrever e compilar as Escrituras.

16- Em 1947 foram encontrados uns rolos de antigos manuscritos Bíblicos, entre eles o livro de Isaías e outros do Antigo Testamento, cuja data remonta a alguns séculos antes de Cristo.

17- O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.

18- O Novo Testamento foi escrito em grego.

19- A Septuaginta é uma das mais importantes traduções do hebraico para o grego, e tem este nome em memória dos 70 intelectuais judeus que, segundo a tradição, a prepararam. Este trabalho foi realizado em Alexandria, Egito, no segundo ou terceiro século antes de Cristo.

20- Crê-se que Jesus falava em aramaico, mas os acontecimentos de Sua vida foram escritos em grego.

21- O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa.

22- Outro antigo manuscrito é o Codex Sinaiticus, descoberto em 1844 no mosteiro de Santa Catarina, perto do Monte Sinai. Essa descoberta foi feita por um intelectual alemão chamado Tischendorf.

23- O Codex Alexandrinus, escrito no início do primeiro século, contém quase toda a Bíblia, exceto algumas passagens.

24- A Bíblia tem sido um dos Best-sellers através dos anos.

25- A Vulgata é a versão latina da Bíblia, semelhante à Septuaginta, mas revisada e melhorada por Jerônimo.

26- Em 1520 o cardeal Cisneros preparou uma Bíblia poliglota, escrita em grego, caldaico e latim.

27- Por haver traduzido Cantares de Salomão para a língua vulgar, o frei Luís de León foi denunciado e encarcerado por cinco anos.

28- Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.

29- Esdras compilou novamente os livros do Antigo Testamento.

30- Em 1631 um impressor inglês teve de pagar uma multa de 500 libras por ter omitido a palavra “não” nos Dez Mandamentos. E cada exemplar vendido dessa Bíblia foi chamado de “a Bíblia iníqua”.

31- A primeira revisão da Bíblia terminou em 10 de julho de 1884, depois de 85 sessões, num total de 792 dias de seis horas de trabalho.

32- A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.

33- Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.


(Curiosidades e Testes Bíblicos - Rafael Escandón)