As coisas que Deus "detesta"



"Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos" - Prov. 6:16-19.

As 6 Coisas que Deus "aborrece"

A palavra que foi traduzida, na versão Almeida Revista e Atualizada, por "aborrece" é a hebraica SANE', que pode significar também: "odeia", "detesta", "tem inimizade", etc.

Logo de cara vemos que não devem ser coisas boas, pois raramente a Bíblia menciona algo que o Senhor possa "odiar"... veja que palavra forte foi escolhida por Salomão, inspirado pelo Espírito Santo!

O irmão que mencionei no início fez uma abordagem muito interessante. Ele iniciou fazendo uma comparação com o seu relacionamento conjugal, que já está chegando aos 40 anos de convivência feliz e abençoada. O seu pensamento foi o seguinte:

- "Se eu sei que minha querida esposa não gosta de algo, por amor a ela eu vou procurar abandonar tal prática".

E o mesmo ele aplicou para com Deus.

- "Se eu sei que Deus não gosta (ou "é inimigo") de alguma coisa, por que então eu vou continuar a praticar isso, uma vez que eu O amo?".

Vamos ver que coisas são essas, que o Senhor "detesta":

1. Olhos altivos

A Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) diz: "olhar orgulhoso".

Deus detesta um olhar orgulhoso, ou seja, aquelas demonstrações que nós, pecadores, costumamos dar com relação a coisas que, no fundo, não têm tanta importância. Vejamos alguns exemplos:

Uns podem ter orgulho de uma casa grande e luxuosa;

Outros, de um carro importado de último tipo;

Outros, de um título acadêmico (doutorado, por exemplo);

Há, ainda, aqueles que podem ter orgulho de seu "sobrenome", ou de sua "raça" ou "etnia".

Recentemente está se tornando comum até mesmo as demonstrações de "orgulho" por uma opção sexual diferente da heterossexual.

Deus não gosta deste tipo de altivez porque dá a impressão que o orgulhoso se acha melhor que as outras pessoas.

2. Língua mentirosa

A mentira é algo muito triste, pois o pai dela é o próprio diabo (João 8:44). Uma pessoa que se acostuma a viver de mentiras só pode viver uma vida muito triste, pois faz do irreal e fantasioso uma maneira de "mascarar" a dura realidade que às vezes não quer enfrentar.

Existem também aquelas pessoas que mentem para prejudicar outras, levantando boatos, fofocas, maledicências, etc., que só trazem dor e sofrimento.

Deus "odeia" a língua mentirosa. Veja que a Bíblia não diz que o Senhor odeia "o mentiroso", pois sabemos que Ele odeia o pecado, mas ama o pecador.

3. Mãos que derramam sangue inocente

Aqui se enquadram as diárias manifestações que vemos nos noticiários com relação à escalada da violência em nosso mundo.

Está se tornando comum vermos cenas de assassinos frios, que matam por prazer ou maldade (ou a soma diabólica dos dois). Você já deve ter visto casos de mães que matam o próprio filho, maridos que matam a esposa a quem um dia juraram amar e defender eternamente, esposas que maquinam a morte do marido para ficarem com a herança, filhos que contratam matadores profissionais para exterminarem os próprios pais (quando não o fazem com as próprias mãos!), etc.

Nosso mundo está cheio de "mãos" que derramam sangue inocente. São pessoas que não têm nenhum sentimento de afinidade para com outros seres humanos, e por isso não se incomodam em tirar a vida de outro.

Também podemos aqui incluir uma grande parte de políticos, empresários, servidores públicos, etc., que não se incomodam em roubar o dinheiro que seria usado para matar a fome, ou curar a doença, ou aliviar o sofrimento de pessoas inocentes. Infelizmente o amor ao dinheiro (a raiz de todos os males - 1Tim. 6:10) tem feito com que muitos inocentes sejam mortos diariamente neste mundo mal, injusto e perverso no qual AINDA vivemos.

Deus odeia ver as constantes demonstrações de pessoas inocentes serem mortas (por ação ou omissão) por pessoas que deveriam tratá-las como semelhantes.

4. Coração que trama projetos iníquos

A NTLH diz: "a mente que faz planos perversos". Este "item" parece estar ligado ao anterior, pois muitos destes "projetos iníquos" terão como resultado a morte de algum inocente.

Quantas vemos nós mesmos somos alvos deste tipo de "corações"! Pessoas que vivem para prejudicar a vida de quem está ao seu lado.

Você, talvez, já deve ter sofrido na mão de um colega de trabalho, de escola, ou até um irmão (?) da igreja, que tentou colocá-lo para trás, na tentativa de ocupar o seu lugar.

Neste tipo de coração é onde está a fonte dos atentados terroristas, dos "serial killers" da vida, dos corruptos de plantão, etc.

Deus odeia ver as pessoas gastando seu tempo em coisas que só trarão maldade e sofrimento para a vida de outras, e para as suas próprias.

5. Pés que se apressam a correr para o mal

É impressionante como é fácil ajuntar milhares de pessoas para participarem de festas regadas a muita droga e prostituição (as "raves" estão todos as semanas nos noticiários para provarem isso), ou para as paradas de "orgulho" imoral! Convide esta mesma pessoa para participar de um programa de louvor, e você ouvirá um sonoro "não".

O texto bíblico enfoca a palavra "apressar", ou seja, estas pessoas estão sempre em busca de coisas más, e nada as impede de saciarem seus instintos maldosos.

Deus odeia ver as pessoas correndo atrás daquilo que só lhes causa dor, apesar de parecerem coisas boas e prazeirosas... a princípio.

6. Testemunha falsa que profere mentiras

É interessante como aqui o escritor bíblico dirige o "aborrecimento" (ou ódio) de Deus diretamente para um ser humano - aquele que gosta de dizer mentiras contra outras pessoas. Veja que há aqui uma diferença sutil para com o primeiro item ("língua mentirosa"), pois as mentiras agora são voltadas a prejudicarem pessoas através de um "falso testemunho".

Deus odeia aqueles que mentem maldosamente para prejudicarem outra pessoa.

Agora vem o pior: aquilo que Deus ABOMINA.

A palavra traduzida por "abomina" é a hebraica TOWEBAH, que se refere a algo "repugante", ou seja, é pior que "odiável"... se é que pode existir algo assim!

O que semeia contendas entre irmãos

Por que será que Deus ABOMINA, DETESTA, ODEIA, REPUGNA aquelas pessoas que provocam brigas entre os irmãos?

Mais uma vez aqui o alvo é diretamente a pessoa que age de maneira diabólica ao introduzir brigas, contendas, inimizades no seio das famílias, especialmente da família "espiritual", que é a Igreja.

Infelizmente, sempre existem aqueles "irmãos" que agem de má fé, com fofocas e boatos para destruir a imagem ou a paz de outras pessoas. Você deve conhecer alguém que vive de politicagem para ocupar cargos na Igreja, ou que é uma espécie de "repórter da desgraça", sendo sempre a primeira pessoa a divulgar os boatos e as últimas "novidades" sobre pessoas da Igreja.

Na Internet, por exemplo, proliferam sites cujo único objetivo é promover a discórdia e desavença entre os Adventistas. Algumas pessoas têm se utilizado destes "espaços" para espalhar, ao invés de ajuntar.

Deus não tolera este tipo de pessoas, que gostam de semear a discórdia no seio da Sua amada Igreja.

"Não devemos permitir que nossas perplexidades e desapontamentos nos corroam a alma, tornando-nos impertinentes e impacientes. Não haja discórdia, nem suspeitas ou maledicência, para não ofendermos a Deus. Meu irmão, se abrires teu coração à inveja e a vis suspeitas, o Espírito Santo não poderá habitar contigo. Busca a plenitude que há em Cristo. Trabalha de modo por Ele indicado. Que cada pensamento, palavra e ato O revele. Precisas de um diário batismo do amor que nos dias dos apóstolos os tornava todos de um mesmo comum acordo. Esse amor trará saúde ao corpo, espírito e alma. Circunda tua alma com uma atmosfera que fortaleça a vida espiritual. Cultiva a fé, a esperança, o ânimo e o amor. Reine a paz de Deus no teu coração" - Test. Seletos, vol. 1, pág. 493.

Autor: Prof. Gilson Medeiros