Introdução

O Brasil é o país com o maior número de espíritas no mundo. Estatísticas feitas pelo IBGE em 2005 revelaram que 40 milhões de brasileiros acreditam na doutrina espírita.

A escritora e profetisa Ellen White escreveu há mais de 100 anos: “O espiritismo está prestes a cativar o mundo. Muitos há que julgam ser o espiritismo mantido por truques e imposturas, mas isto está longe da verdade. Um poder sobre-humano está operando de várias maneiras, e poucos têm a idéia do que será a manifestação do espiritismo no futuro”. (Evangelismo, p.p. 602, 603).

Perceba que, de acordo com Ellen White, não é por acaso que o espiritismo é muito divulgado na mídia, especialmente nas novelas.

O que vamos estudar com você é esse fenômeno chamado espiritismo, que faz parte da vida de muitas pessoas sinceras e caridosas. Com certeza, não esgotaremos o assunto, mas abordaremos o que cremos ser o principal: os cinco pilares do espiritismo e algumas afirmações de Allan Kardec – pai do moderno espiritismo – para sabermos se a doutrina espírita realmente está em harmonia com o ensino bíblico sobre o que acontece com o ser humano depois da morte.

Com base na Bíblia responderemos a algumas perguntas:

1) Como Deus considera o espiritismo?
2) Para onde vai a alma ou espírito depois da morte?
3) A doutrina da reencarnação é uma verdade ou uma mentira?
4) Os escritos de Allan Kardec estão em harmonia com a Bíblia?
5) O espiritismo oferece as verdadeiras respostas às dúvidas que o ser humano tem sobre a vida e o mundo?
6) É possível ser salvo sendo um espírita?
7) Para Deus é correto ser cristão e espírita ao mesmo tempo?



Esta série de estudos sobre o espiritismo foi gravada por Leandro Quadros e Amilton Menezes e veiculada no programa “O Assunto É” da Rede Novo Tempo. Aqui no site será apresentada de forma escrita.

Para esse programa foi elaborada uma série de estudos (programas) a fim de: (1) mostrar biblicamente como Deus considera o espiritismo, (2) explicar textos usados para “apoiar” a doutrina espírita e (3) mostrar aos ouvintes que não há harmonia entre a Bíblia e os escritos de Allan Kardec.

Não perca essa série de estudos preparada especialmente para você. Nosso objetivo não é ferir sua consciência moral e religiosa – coisas muito preciosas para Deus. Queremos sim mostrar a Verdade da Bíblia sobre o espiritismo porque temos o compromisso de ensinar o que Jesus quer e de auxiliar pessoas sinceras de todas as religiões e filosofias a conhecerem melhor a Bíblia.

Oro para que você use esse material da forma correta, para levar o conhecimento bíblico aos nossos amigos espíritas que são tão caridosos, receptivos e amorosos. Eles precisam conhecer a Verdade, mas, jamais devem ser magoados.