Blasfêmia!



O que é blasfêmia?

Vejamos no dicionário qual é a definição desta palavra.

Aurélio - Palavra que ultraja a divindade, insulta a religião. Palavra injuriosa contra pessoa ou coisa respeitável.

Houaiss - Enunciado ou palavra que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado, palavra, expressão ou afirmação que insulta ou ofende o que é considerado digno de respeito ou reverência, afirmação absurda ou ilógica; contrassenso.


Mas para Deus o que é blasfêmia? Vamos ver como a bíblia define blasfêmia.

Lucas 5:20 e 21 "Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados."
E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?"


Os fariseus não acreditavam que Cristo era Deus e sim somente um homem, por isso ao Cristo perdoar os pecados do paralítico, eles O acusaram de blasfêmia.

Então temos que blasfêmia é um ser humano afirmar que pode perdoar pecados.

João 10: 30 à 33 "Eu e o Pai somos um.
Novamente, pegaram os judeus em pedras para lhe atirar.
Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me apedrejais?
Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te apedrejamos, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo."


Novamente por não acreditarem que Cristo era Deus, eles O acusaram de Blasfêmia por (Cristo) ter afirmado ser Deus.

Logo temos que blasfêmia também é um ser humano afirmar ser Deus.

Quem você acha que intercede por você no céu? Algum dos apóstolos, Maria a mãe de Cristo ou algum pastor, padre, rabino, papa ...?

Antes de responder vamos ler os textos bíblicos abaixo:

Hebreus 7.25 "Por isso, (Jesus) também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."

I João 2.1 "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;"

Romanos 8.34 "Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós."


Até agora você pode pensar que Cristo intercede mas não só Ele, que outros podem também interceder por nós. Por isso, leia por favor o texto abaixo.

I Timóteo 2.5 "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."


A bíblia deixou tudo muito claro: “Há um só... mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus”.
O trabalho de mediação no céu é feito somente por Cristo e por mais ninguém.

João 14.6 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

Atos 4.12 "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos."


Nos mandamentos escritos pelo próprio dedo de Deus (êxodo 20:1 à 17) e entregues a Moisés no monte Sinai, encontramos:

Êxodo 20:4 e 5 “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”


E quando João ao ter uma das visões do apocalipse se sentiu maravilhado, ele se ajoelhou para adorar o anjo. Olhe o que o anjo disse:

Apocalipse 22:9 “Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”


Adora a Deus!

Conclusão:

1- Vimos que blasfêmia tem duas definições na Escrituras:

Reivindicação de perdoar pecados (Lc 5:21).
Afirmar ser Deus (João 10:33).


2- O trabalho de mediação no céu é feito somente por Cristo e por mais ninguém.

Jesus é Deus, logo atribuir a alguém o trabalho de intercessão (mediação), que é um trabalho de Deus, também é blasfêmia.


3- É errado adorar imagens, se ajoelhar perante elas e pedir que elas intercedam por você.

Só Deus merece adoração, ao você adorar alguém ou alguma outra coisa está também cometendo blasfêmia contra Deus.


Gálatas 1.8 e 9 "Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.
Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema."

Mateus 15.3, 7-9 "Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens."


Em sua religião alguém afirma que pode perdoar pecados? Ou você confessa os pecados a alguém que mediante uma “pena ou penitencia” perdoa ou remove os seus pecados? Ou existe veneração de imagens, ou ensinam que não é só Cristo que intercede por nós nos céus?

Se sua resposta foi sim, mesmo que para apenas um dos itens acima, você já sabe que alguma coisa esta errada. Então se ajoelhe e ore pedindo a Deus que te ilumine e te guie na busca pela verdade.

Que Deus te abençoe!


Wagner Seijo